Coro da Comunidade dos Imigrantes
Trentinos do Alto Vale do Itajaí
Coro della Comunità degli Immigrati Trentini nell’Alta Valle del fiume Itajaí
Histórico do Coro CITAVI
Fundado em 30 de novembro de 2001, o Coro CITAVI (Coro da Comunidade dos Imigrantes Trentinos do Alto Vale do Itajaí), constitui-se como um Coro Trentino, através de um “gemellaggio” com a Província Autônoma de Trento, Associação “Trentini Nel Mondo” e Coro Val Bronzale, assinado na data de sua fundação em Rio do Oeste, SC, e renovado em 30 de setembro de 2013, na cidade de Ospedaletto, Valsugana, Província de Trento, Itália.
O Coro CITAVI tem como sede o município de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí e é o único grupo vocal do gênero, fora da Europa, filiado à Federazione Cori del Trentino. É considerado como Coro Alpino, pois possui as mesmas características destes, ou seja, é formado exclusivamente por vozes masculinas, com atuação à capela, desenvolvendo atividades idênticas.
Atualmente, dele fazem parte cantores dos municípios de Rio do Oeste, Rio do Sul, Laurentino e Taió, pois é uma entidade regional, com abrangência em todo o Alto Vale do Itajaí. É composto por 24 cantores, com formação vocal de 1º e 2º tenores, barítonos e baixos. Realiza ensaios semanais, às quartas-feiras, na sede do Circolo Trentino de Rio do Oeste.
A principal finalidade do coro é cultivar e salvaguardar a tradição trentina dos emigrantes que se instalaram no Alto Vale do Itajaí. Seu repertório é composto de canções italianas, do folclore dos Alpes, principalmente da região de Trento e muitas destas canções são cantadas desde a época da colonização até os dias de hoje. Também faz parte de seu repertório a música brasileira e a música Sacra.
Desde sua fundação apresentou-se em dezenas de cidades de Santa Catarina e outros estados brasileiros, além de estar duas vezes na Argentina e, no ano de 2013, na Itália, onde, dentre tantas apresentações, teve o privilégio de cantar uma missa na Basílica de São Pedro, Cidade do Vaticano.
A direção do Coro CITAVI está sob a responsabilidade do Sr. Fiorelo Zanella, presidente, e a regência de Allan Girardi Rossa.